A procura por Representantes de Vendas tem crescido muito no Brasil. Você está preparado?

O mercado de trabalho no Brasil vem passando por mudanças e, com elas, profissões estão emergindo. Um destaque crescente é representante de vendas, que ocupa a terceira posição no ranking feito pelo Linkedin após pesquisa que aponta as profissões com maior movimentação no período entre 2015 e 2019. 

Segundo a plataforma, a profissão cresceu 109% ficando atrás apenas de gestor de mídias sociais e engenheiro de cibersegurança. Além da posição, a atividade se destaca por ser uma das únicas listadas que não é necessariamente ligada à área da tecnologia. 

Como qualquer profissional, independentemente da área, os relacionados a venda também precisam de qualificação, sendo essa uma necessidade ainda maior agora, devido esta crescente demanda. Porém ainda há um tabu notável quanto a esses profissionais e às capacitações voltadas a eles  que são escassas quando comparadas a de outros ramos.

Acreditamos que o profissional precisa ser autoridade no assunto para vender bem um produto e, como já falamos por aqui, os consumidores não ‘engolem’ mais os antigos ‘tiradores de pedido’ que empurravam seus produtos para os clientes sem nem mesmo entender seu conceito.

Por tanto, treinamentos e estudos na área são necessários. Separamos algumas dicas de como o profissional representante de vendas pode se preparar durante essa fase crescente da profissão no mercado brasileiro são: 

1- Conhecer o produto ou o serviço a ser vendido

É importante estudá-lo para saber seu diferencial, como é fabricado e de qual material é feito. Ter propriedade no assunto e saber tudo nos mínimos detalhes é essencial para efetivar a venda e ganhar a confiança do consumidor, criando a possibilidade de fidelizá-lo. 

2- Entender o porquê de os clientes consumirem o produto ou serviço

Para isso, é essencial ouvir o cliente tornando o processo mais humano e personalizado, pois assim, o andamento é mais efetivo e satisfatório para o cliente.

3- Saber combinar produtos ou serviços que podem ser vendidos juntos

Esta é uma característica  importante, pois aumenta a possibilidade de produtos que um mesmo cliente pode comprar. Entender os clientes e quais são seus interesses é crucial para poder oferecer aquilo que seja de sua relevância.

4- Conhecer a política de preços

É preciso conhecer a fundo a tabela de preços, os eventuais descontos e todas as variações possíveis para entender, assim, a melhor maneira de negociar.

5- Humanizar o processo

Quanto mais humanizado, próximo e personalizado for toda a experiência de compra do cliente – pesquisa, compra e pós-venda-, maior será a identificação das pessoas e melhores serão os resultados de vendas.

Logo, se capacitar e não se acomodar é uma qualidade necessária no profissional de vendas, que precisa, assim como qualquer outro, atender às novas demandas do mercado e procurar qualificações destinadas à profissão.

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