FICA A DICA – ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Em uma das turmas do projeto de Diversidade & Inclusão que conduzimos em um grande cliente, um dos participantes nos sugeriu o filme “Estrelas além do Tempo” (Hidden Figures), d e2016.

Trata-se da incrível história real de como três mulheres negras (dentre várias) foram decisivas na corrida espacial da Nasa na década de 1960. O filme é muito bem feito, não apenas pela produção, mas por mostrar como essas mulheres ocuparam brilhantemente seu espaço profissional com muita competência, sacrifício pessoal, determinação, e, principalmente, sem “mimimi”.

Elas tiveram muita resiliência para conseguir aproveitar cada mínima fresta de oportunidade surgida e/ou criada.

Assistir com carga dramática as cenas de preconceito étnico e de gênero é chocante, especialmente no ambiente profissional. Impressiona pensar como tais práticas eram socialmente aceitas e praticadas por quase todos. Trata-se de algo para não ser esquecido, e impressiona ver a evolução da jornada étnica e de gênero percorrida nessas cinco décadas. Obviamente ainda há muito a se fazer, mas é inegável que muito já foi feito, e essas três mulheres tiveram papel importante nessa jornada.

 

Ah, e mais uma vez, essa é uma dica “multiformato”: para quem preferir leitura , o filme é baseado em um livro de mesmo título, com 352 páginas, que saiu pela HarperCollins. Agora é com você: escolha o formato e divirta-se aprendendo! Ou aprenda se divertindo… 😉

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail