Dicas de como bater suas metas (sejam elas profissionais ou da vida)

Como já diria a nossa Sócia-Diretora, Carol Manciola, meta é coisa da vida! E defini-las, sem dúvidas, é o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos. Para isso, é fundamental ter tempo, paciência e técnica. Afinal, como diz o ditado popular “Quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra”.

É preciso traçar metas claras e bem definidas para que a nossa mente se esforce para buscar nossos objetivos. Neste post, separamos dicas de como atingir metas profissionais e pessoais. E aí, vamos se preparar para 2020?

Defina objetivos

O primeiro passo para planejar suas metas é determinar os objetivos a serem alcançados. Contudo, a tarefa de defini-los deve levar em consideração a real possibilidade de realização no período estabelecido. Isso não significa que você não deva se desafiar, mas tenha os pés no chão para diferenciar desafio de irrealidade.

Trace planos

Uma vez definidos os objetivos, é preciso traçar um plano de ação. Muitas metas não saem do papel, porque as pessoas não sabem por onde começar. Então, ao definir suas metas, escreva pelo menos três ações que possibilitarão suas realizações, como por exemplo:

Meta: Comprar um novo carro

1º passo: Analisar o orçamento e definir o valor máximo que pode ser destinado mensalmente para esse objetivo;

2º passo: Decidir o modelo baseado no passo anterior;

3º passo: Começar a guardar o dinheiro;

4º passo: Ficar de olho nas promoções e ofertas.

 

Estipule datas para a realização de cada etapa

 

Trabalhar com prazos ajuda a manter um cronograma plausível e te impede de procrastinar indefinidamente as tarefas que devem ser realizadas para concretizar o objetivo final. Obviamente, a depender das tarefas, os prazos serão uma estimativa, mas busque cumpri-los com o máximo de precisão possível.

 

Busque aliar metas profissionais e pessoais

Imaginar sua vida profissional e pessoal como dois lados da mesma moeda te trará uma relativa tranquilidade quando se ver frente a grandes decisões. Se sua vida pessoal já está planejada no longo prazo, a parte profissional precisa do mesmo delineamento.

Imagine que seu plano para os próximos cinco anos é casar, comprar uma casa e ter pelo menos um filho. Agora, imagine que na empresa onde você trabalha sua única oportunidade de ascender na carreira é sendo promovido para um cargo que te exigirá viagens semanais e muito tempo fora da cidade. Essa situação pode causar grandes conflitos entre suas metas profissionais e pessoais. Por isso, ter em mente quais são suas opções e quais caminhos percorrer para atingir sucesso na vida pessoal e profissional é imprescindível.

Comprometa-se

Estudos indicam que pessoas que anunciam suas metas para seus amigos, familiares ou publicamente tem 10 vezes mais chances de alcançá-las. Esse estudo vai de encontro a característica humana do status.

Após divulgar sua meta, você fica mais focado em alcançá-la, pois não quer magoar ou mostrar fraqueza para as pessoas. Não alcançar uma meta que outras pessoas conhecem pode te fazer sentir inferior perante outras pessoas.

Faça acontecer

Liste as ações que precisa fazer para alcançar sua meta e faça todos os dias. Senão todos, o máximo de dias possíveis que puder. Isso te move para sua meta. Após terminar uma tarefa, não apague, faça o seguinte:

Risque-a e mova para outro documento ou para outra seção, como “Tarefas Finalizadas”; No dia seguinte execute mais tarefas e faça o mesmo. Isso te inspira, pois te faz olhar para todas as tarefas já realizadas. Com isso você se sente mais próximo de alcançar sua meta.

Divida e Conquiste

Se você definir uma meta muita grande, ou muito distante você pode se sentir intimidado a começar ou pode se sentir sobrecarregado. A solução para isso é utilizar metas intermediárias. Você pode aproveitar a jornada mesmo não tendo chego na meta principal. Afinal você já ralou bastante para alcançar a meta intermediária, e terá mais motivação para continuar na busca para a meta final e conseguirá visualizar melhor como alcançar as metas mais próximas e não se sentirá tão intimidado.

Nós, da Posiciona Educação e Desenvolvimento, acreditamos que alcançar metas é prazeroso e muito gratificante. Mas não basta aproveitar apenas ao alcançar, é preciso curtir a jornada, vibrar por cada tarefa, cada meta intermediária alcançada. Ao tornar essa busca prazerosa, a meta não se tornará um peso, afinal, meta é coisa da vida! Quer saber mais? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail