Dicas de como criar uma equipe de alta performance

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Esta é a mais importante afirmação quando se fala em equipe de alta performance.

Pode até parecer meio óbvio dizer isso, mas o desempenho de uma equipe é tão importante quanto o próprio. Uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa. O desafio aqui é fazer com que todos compartilhem os mesmos valores, com objetivos claros e uma única visão do negócio.

Para isso, é necessário sinergia, que significa trabalho em conjunto. Sinergia é quando duas ou mais causas produzem um efeito maior que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente. No mundo corporativo, sinergia é a comunicação coerente, em que os valores individuais (paixão, disciplina, visão e consciência) se identificam e alinham com os valores organizacionais, de tal modo que os valores das diferentes equipes possam se harmonizar entre si.

A organização é uma reunião de pessoas voltadas para a realização de um objetivo comum. O dia a dia de grande parte das empresas se estrutura a partir de múltiplos propósitos, apresentando tipos de “reunião de pessoas” responsáveis por diferenciados graus de dificuldade em relação ao cumprimento da missão básica proposta. Integrar essas equipes e torná-las sinérgicas é um processo de mudança voltada basicamente para a melhoria do nível qualitativo dessa “reunião de pessoas”, em relação aos objetivos organizacionais estabelecidos.

Alguns benefícios de sinergia na organização são: as equipes têm mais fontes de informações, são mais criativas, o trabalho em equipe incrementa a aprendizagem, há satisfação das pessoas quando participam de um processo de decisão e os membros das equipes aprendem mais sobre si próprio.

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E como a gente constrói isso? Para Ivan Correa, sócio-diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento, para criar uma equipe de alta performance são necessários os 8 C´s: comunicação, compartilhamento, cooperação, confiança, comprometimento, conflito, criatividade e consenso.

Comunicação – Para evitar mal-entendidos e retrabalho, a comunicação entre todos os envolvidos precisa estar alinhada.

Compartilhamento – Como líder, desenvolva uma cultura de aprendizado incentivando repetidamente os funcionários a refletir sobre o que aprendem, em seguida compartilhando seus aprendizados com os outros do time.

Cooperação – Estimule a cooperação entre os funcionários para fortalecer o relacionamento entre eles e reforçar a importância do trabalho em equipe.

Confiança – O verbo que define uma equipe de alta performance é: confiar.  Quando você acredita que os membros de sua equipe são competentes e confiáveis, você pode gastar menos tempo se preocupando sobre como as coisas serão realizadas e mais tempo realizando juntos.

Comprometimento – O comprometimento de todos os membros da equipe é fundamental um com os outros, com a organização e com seu próprio crescimento individual. Os líderes podem promover isso garantindo que todos entendam a importância de seu papel para a equipe e como seus pontos fortes e habilidades específicas contribuem para o sucesso da equipe como um todo.

Conflito – Um dos pontos fundamentais na Gestão de Pessoas é o domínio em lidar com momentos de crise e conflitos do cotidiano. Desta maneira, é trabalho do líder amenizar essas turbulências, desenvolver planos criativos para equilibrar as emoções e motivar a equipe mesmo em momentos de crise.

Criatividade – É preciso inovar e quebrar paradigmas para obter resultados de alta performance. Ao trilhar caminhos diferentes, a criatividade e a liberdade de expressão são favorecidas. Sendo assim, quando é permitido que os colaboradores trilhem caminhos pouco usuais, eles podem encontrar soluções diferenciadas para o negócio.

Consenso – Se existe comunicação e compartilhamento de informações, começamos a gerar os outros C´s até chegar em consenso. Conflitos, por exemplo, são saudáveis quando promovem discussões em time e estimula debates, o que geralmente resulta em benefícios para o projeto e para os respectivos membros do time, chegando a uma única ideia, a um único consenso.

“Sozinho eu vou mais rápido, junto eu vou mais longe. Esta deve ser a premissa de uma equipe de alta performance. É preciso adotar uma cultura colaborativa, onde todos colaboradores mantêm sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação e colaboração, e nada disto será possível se não entendermos a importância do trabalho em equipe”, finaliza Ivan Correa.

Gostou das dicas? Nós, da Posiciona, podemos te ajudar a criar um time de alta performance! Vamos conversar?

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