#ParceirosdePropósito: Os desafios do desenvolvimento organizacional nessa crise

Hoje na nossa série de lives #ParceirosdePropósito falamos com a Juliana Cardoso, Gerente de Cultura e DO no A.C.Camargo Cancer Center sobre os desafios da área de desenvolvimento organizacional nessa crise.

Logo no início da nossa conversa ficou claro que o primeiro desafio foi conectar time com a causa do A.C.Camargo Cancer Center e garantir o bem-estar emocional de todos.

Para isso, foi criado o programa CUIDANDO DE VOCÊ, que oferece apoio emocional aos colaboradores, desde tirar dúvidas institucionais, até fazer o acolhimento psicológico.

Além disso, outras ações para empoderar gestores e capacitar o time, também tecnicamente, foram colocadas em prática em tempo recorde e sem perder qualidade.

E, em meio a tudo isso, ainda foi traçada uma estratégia de contratação de pessoal e, o desafio aqui era colocar no time alguém que entre jogando bem tecnicamente, mas também conectado com a cultura.

É, construir um ambiente seguro, realmente estava no foco da área de Desenvolvimento Organizacional. Nesse ponto, perguntamos à Juliana como foi possível engajar todo mundo a remar junto e, ela me respondeu o seguinte:

O sucesso dessas ações só foi possível porque a COOPERAÇÃO se fez presente.

LearningON

A crise, trouxe uma questão curiosa, pois como estamos conhecendo melhor uns aos outros, suas casas, filhos, pets etc., as tarefas ganharam uma conotação diferente.

Durante a conversa ficou claro para nós que o paradigma de que o virtual leva a desumanização foi quebrado. Ao contrário, o virtual nesse caso, aproximou as pessoas, a participação e o engajamento delas com as tarefas e as ações que levarão a seguir adiante, apesar de todo o contexto.

Pra finalizar falamos sobre os aspectos que precisamos levar como aprendizados e fatores críticos de sucesso em momentos de crise.

Os principais pontos de atenção são: falta de comunicação, dificuldade de delegar e o não envolvimento todas as áreas necessárias na tentativa de criar atalhos.

Os fatores críticos de sucesso são: Cooperação Agilidade, Objetivo comum e Transparência.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail