Turnover: o que é e como reduzi-lo!

Qual é a rotatividade de pessoas na sua empresa? Esse índice de rotatividade é também conhecido pelo nome de Turnover, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. No Brasil esse índice costuma ser elevado tornando-se o maior inimigo das empresas na atualidade, pois se o nível de demissões em uma organização for elevado, isso gera muitos ônus, uma vez que a saída de funcionários envolve custos, bem como a admissão de novos. Sem contar que a perda de mão de obra sempre é prejudicial para uma empresa, principalmente quando falamos de colaboradores qualificados e treinados, pois para capacitar uma nova equipe e inseri-la na cultura da empresa são altos, tanto no sentido financeiro quanto psicológico.

 

Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, que de forma geral podemos dividir em causas internas controláveis, semi-incontroláveis, incontroláveis e externas. As controláveis são aquelas que a empresa tem total controle como remuneração, condições de trabalho, baixa valorização pessoal, treinamento desqualificado, problemas de relacionamento interno e gestores incompetentes. As semi-incontroláveis têm a ver com a postura e o perfil dos funcionários como baixo rendimento, hábitos e insatisfações pessoais, perda de conhecimento e experiência de quem sai e deterioração do clima organizacional. As incontroláveis são representadas por fatores que são influenciados por nenhuma das partes, como mortes e doenças, e as causas externas ocorrem independente da vontade da empresa ou dos gestores como a oferta e demanda de profissionais no mercado e oportunidades de emprego em geral.

 

De acordo com o indicador do governo federal depois do comércio com taxa de (6,17), a maior taxa de rotatividade se dá no agronegócio (5,34), construção civil (4,394), serviços (3,53). Na outra ponta, os segmentos que apresentam o menor turnover é a indústria da transformação (2,07), extração mineral (1,08) e administração pública (0,43).

Reduzindo o índice de turnover

Diminuir o turnover é um objetivo que todos os gestores precisam seguir para manter a saúde organizacional de uma empresa. Avaliando a taxa de turnover, é possível constatar diversos problemas que podem estar afetando diretamente os resultados. Algumas estratégias para isso são:

Alinhamento dos valores individuais com organizacionais

A divergência de valores é um dos principais motivos de Turnover. Um dos pontos mais importantes para serem avaliados em um processo de contratação é o alinhamento dos valores individuais com os valores organizacionais. Quando os valores pessoais estão desalinhados com os valores da empresa, a organização passa por uma série de problemas, que vão desde a falha na produção ou entrega de serviços até o mau relacionamento com os clientes.

Processo seletivo

Quanto mais criterioso for o processo seletivo, maior a chance de contratar funcionários realmente qualificados para a função e que desejam crescer dentro da organização. Ferramentas como a análise do perfil comportamental é essencial neste processo.

Treinamento & Desenvolvimento

Investir em capacitação, tanto técnica quanto comportamental, potencializa a qualidade e a produtividade do colaborador, fazendo com que se sinta mais valorizado.

Reconhecimento

Reconhecer o trabalho e o valor de um profissional gera motivação e produtividade. Criar um plano de cargos e salários é um excelente método para que o colaborador se sinta valorizado e consiga enxergar qual o seu futuro e possibilidades dentro da corporação.

Benefícios

Não é só o dinheiro que constrói a satisfação do colaborador com a empresa. É fundamental oferecer outros tipos de benefícios como a flexibilização do horário de trabalho, parcerias com instituições que favoreçam a qualidade de vida (academia, teatro, livrarias) e confraternizações.

Qualidade de vida no trabalho

Equipamentos que funcionam bem, boas condições de higiene e segurança influenciam a maneira como o funcionário percebe o ambiente de trabalho. Para aliviar a rotina, é essencial que a empresa se comprometa a oferecer um local de trabalho confortável e com boas condições para executar as atividades.

Crie uma cultura de feedback

O feedback emitido pelos gestores permite que os colaboradores conheçam os seus pontos positivos e negativos e, assim, busquem o aprimoramento de suas atividades. O feedback dá mais segurança.

Avaliações de desempenho

A avaliação é um procedimento adotado por empresas para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores, levando em conta alguns critérios. Essa é uma ferramenta muito útil para diminuir turnover, já que promove o autoconhecimento do profissional e consequente aperfeiçoamento das suas funções.

Pesquisas de clima e de satisfação

Por último, mas não menos importante, as pesquisas são as mais recomendadas para fazer essa análise, porque com elas torna-se possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento dentro da empresa interferindo em seu desempenho.

 

Nós, da Posiciona Educação e Desenvolvimento, acreditamos que reduzir o turnover pode ajudar a ter melhores resultados nos negócios, uma equipe mais engajada e conectada com o propósito da empresa. Com as sugestões dadas neste post, provavelmente você poderá obter diversos impactos positivos! Quer saber mais? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

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